Estamos atualmente no auge do desenvolvimento de motocicletas elétricas. Suas vendas dobraram e marcas e fabricantes continuam aprimorando sua tecnologia, principalmente no que diz respeito à autonomia.
Mas uma das perguntas mais repetidas em relação a esse veículo é: Quanto tempo dura a bateria de uma moto elétrica? Neste post resolvemos sua dúvida. Continue lendo!
Contents
Autonomia: Quantos quilômetros dura a bateria de uma moto elétrica?
Uma das maiores preocupações dos usuários com a mobilidade através da moto elétrica é até onde podemos ir com esse tipo de veículo, ou seja, sua autonomia.
A duração de uma bateria de motocicleta elétrica depende de diferentes fatores:
- O peso do motorista: Não será o mesmo se a motocicleta tiver que transportar uma pessoa leve do que alguém com maior peso. Quanto mais peso, menos a bateria durará.
- A inclinação do percurso: Em rotas mais planas a autonomia das baterias será maior.
- O clima: Descobriu-se que as baterias funcionam melhor em climas frios.
- A maneira de dirigir: Será conveniente dirigir com eficiência se quisermos aumentar a duração das baterias.
Carga bateria de moto elétrica
A vida útil da bateria de uma moto elétrica chumbo-ácido fica entre 45 e 70 km e a autonomia das baterias Lithium-Ion atinge valores entre 70 e 120 km. Você pode ver mais detalhes no site https://scootereletricagoiania.com.br/
Por outro lado, a vida útil das baterias indica após quantas cargas elas terão que ser trocadas. As baterias de chumbo-ácido têm uma vida útil de 500 a 600 cargas, equivalente a aproximadamente 25.000 km. E os de lítio, entre 1.000 e 2.000 cargas (mais de 70.000 km).
Vida útil da bateria de motos elétricas no futuro
No entanto, o mercado está crescendo muito nesse sentido. Atualmente estão em desenvolvimento modelos que em breve poderão atingir valores de até 640 km e vida útil de até 400.000 km, como a motocicleta VIGO, ainda em fase de protótipo com pneus e motores diferentes.
Condução de moto elétrica na cidade
De qualquer forma, estudos estatísticos mostram que os deslocamentos de uma motocicleta pela cidade não ultrapassam 27 quilômetros por dia. Assim, embora a autonomia de 45-70 km pareça baixa, na realidade é mais do que necessária para o uso que será dado a uma motocicleta urbana.
Além disso, uma das vantagens das motocicletas elétricas é que recarregar as baterias é muito simples, podendo conectar o carregador a uma tomada doméstica ou aos pontos de carregamento e, em muitos casos, poder extrair as baterias para carregá-las em casa.
Moto elétrica urbana
Uma motocicleta elétrica para a cidade é proposta como uma solução muito útil e atraente devido às suas muitas vantagens. Na cidade, a bateria da moto elétrica dura o tempo necessário.
Um bom exemplo disso é a motocicleta elétrica Ebroh Spuma, que possui design retrô e jovem, motor de 1500W e autonomia de 50 quilômetros. Este modelo também vem com um sistema de alarme e controle remoto.
Com ele, eles poderão evitar o trânsito da cidade e deixar de se preocupar com problemas de estacionamento na área urbana. Movendo-se, além disso, com zero emissão de carbono e sem o menor ruído.
Com este tipo de motocicleta, você esquece completamente os custos de combustível. O carregamento é feito conectando o carregador em qualquer tomada por 4-6 horas. As motocicletas elétricas também têm custos de manutenção mais baixos e são isentas de taxas de registro e circulação.
As motocicletas elétricas chegaram para ficar como uma solução de mobilidade sustentável nas cidades. A autonomia pode parecer uma limitação, mas hoje esse problema foi resolvido e espera-se que o mercado de veículos elétricos continue crescendo nos próximos anos.