Cuidar da qualidade das roupas de cama é uma preocupação essencial para garantir as noites confortáveis e saudáveis, porém quantas vezes paramos para pensar nos tipos de travesseiros adequados?
Muitas vezes esquecidos, os travesseiros são um componente fundamental para a qualidade do sono, pois devem sustentar a cabeça e assegurar o melhor alinhamento possível da coluna, especialmente quando dormimos de lado.
Com isso, é possível ter um sono reparador e sem riscos de dores e traumas no pescoço e de sérios problemas de coluna.
O mercado tem uma boa oferta de modelos de travesseiros, mas será que conhecemos todas as opções? Como cada tipo de travesseiro pode contribuir para as noites de sono agradáveis e longe de microrganismos?
Contents
Quais os melhores tipos de travesseiro?
Antes de fazer a substituição dos travesseiros na sua casa, vale a pena conhecer os modelos oferecidos no mercado, pois cada um traz benefícios específicos.
Vamos falar um pouco sobre esse artigo tão importante na vida diária!
Travesseiro de fibra siliconada
É o travesseiro de plumas sintéticas, com enchimento mais denso e feito de fibras de poliéster siliconado. São leves, macios, possuem uma relativa firmeza e boa resistência para o uso contínuo.
- Pode ser um produto antialérgico, não há risco de acúmulo de microrganismos;
- Indicado especialmente para pessoas que gostam de dormir de lado;
- A maioria das marcas permite a lavagem, é preciso ter cuidado em observar quando o travesseiro de fibra não for lavável na máquina.
Travesseiro de espuma viscoelástica
Esse é o famoso travesseiro da NASA. Não que a agência espacial fabrique travesseiros, mas foi ela que, nos anos 1960, encomendou um material extremamente resistente a choques para as naves e que acabou sendo percebido e adotado pela indústria.
A espuma viscoelástica é feita com poliuretano e se molda à cabeça da pessoa, gerando uma maior acomodação e amortecendo o peso, além de retornar à sua forma original após o uso e sem exercer pressão durante o sono.
- Melhora a postura da cabeça e o alinhamento da coluna;
- Ajuda na circulação sanguínea;
- Auxilia no combate à apneia.
Travesseiro de espuma compacta
Esse tipo de travesseiro é formado por um bloco interno de espuma de poliuretano com boa resistência contra a deformação e o tempo de uso.
- Recomendado para pessoas que sofrem com problemas e dores de coluna e não podem mudar de posição durante o sono;
- Contraindicado para pessoas com problemas de tireoide;
- Um cuidado importante: algumas marcas usam espumas compactas que não podem ser lavadas e também impedem a aeração que ajuda a evitar o aquecimento e o surgimento de bactérias e ácaros.
Travesseiro de látex natural
É o travesseiro feito de uma espuma produzida a partir da seiva das seringueiras, com furinhos em toda a peça que permitem que o travesseiro respire. Pode ser usado em todas as posições, pois possui ótima sustentação da cabeça aliada à maciez.
- Os furinhos mantêm uma temperatura agradável durante o sono, inferior à do corpo, evitando o aquecimento da peça e o incômodo;
- Permite a evaporação rápida da umidade, reduzindo odores de suor;
- O látex é antimicrobiano e bactericida, inibindo o surgimento de microrganismos.
Travesseiro de plumas
É o modelo de travesseiro mais leve do mercado e com maior maciez devido ao material usado no enchimento – plumas ou penas de ganso. São os travesseiros mais nobres e tradicionais do mercado.
- Pode atender muito bem as pessoas que não têm problema de coluna;
- Como o passar do tempo, tende a ficar mais baixo pelo processo de acomodação do enchimento;
- As penas e plumas acumulam ácaros e fungos com mais rapidez;
- Não é lavável;
- Tem uma vida útil inferior aos demais, deve ser trocado com maior frequência.
Onde lavar travesseiros com qualidade e segurança?
Travesseiros são peças grandes e não flexíveis o suficiente para lavar na máquina em casa. Mesmo nas lavadoras de maior porte, não é possível colocar mais de duas peças por vez, o que pode causar um gasto excessivo de energia e água.
Os travesseiros laváveis devem ser higienizados a cada seis meses. Na casa de uma família de 4 pessoas, podemos imaginar o custo de lavar travesseiros em casa por representar!
O processo de lavar travesseiro é complexo e a secagem exige cuidado especial. Ele só deve ser usado ou guardado quando estiver completamente seco, do contrário a peça pode se tornar um local perfeito para o crescimento de fungos e ácaros.
Portanto, a recomendação para mantê-los limpos da melhor forma e gastar menos é usar os serviços de uma lavanderia profissional, como a BonaSecco.
Ela possui profissionais experientes em lavagem de travesseiros e usam os equipamentos e técnicas corretos para entregar travesseiros limpos e saudáveis.
Conheça o trabalho da BonaSecco para garantir noites confortáveis e seguras!